Aspectos socioambientais
Ações
- Doação de área de aproximadamente 180 hectares para reflorestamento e preservação da biodiversidade local.
- Plantio de mais de 144 mil mudas de espécies nativas.
- Melhorias na infraestrutura para as comunidades indígenas Ocoí e Tekoha Guassu Guavirá, como o incremento no sistema de abastecimento de água nos municípios de Guaíra e Terra Roxa (PR).
Entenda como é o processo de licenciamento ambiental
A instalação de um novo sistema de transmissão pode ocasionar alteração da paisagem natural. Por isso, realizamos Estudos de Impacto Ambiental com o objetivo de avaliar alternativas para prevenção, redução e mitigação dos impactos ambientais, como a busca por áreas alternativas para a instalação dos empreendimentos.
Com essa perspectiva, realizamos o planejamento das ações de gerenciamento, que abrangem a definição de medidas mitigadoras, planos e programas de controle ambiental e iniciativas para potencialização de impactos positivos.
Algumas das ações que realizamos nesta frente são programas de:
Conforme processo de licenciamento e suas condicionantes, diferentes medidas operacionais são definidas e executadas com o objetivo de mitigar os impactos sobre a biodiversidade.
Alguns destaques são:
- Alteração do traçado das linhas e locais de subestações para evitar interferência em áreas de conservação ou de interesse para comunidades tradicionais;
- Alteamento de torres e lançamento de cabos por drones para minimizar a necessidade de supressão vegetal;
- Gerenciamento técnico e acompanhamento dos fornecedores contratados para a execução dos serviços de obras e infraestrutura;
- Execução de projetos de recuperação e reposição florestal;
- Execução de programas de monitoramento da fauna local antes, durante e após a implantação dos empreendimentos;
- Adoção de programas ambientais para a conscientização das comunidades e populações locais.
Toda a nossa operação segue boas práticas de sustentabilidade. Saiba como trabalhamos este tema.
A Interligação Elétrica Ivaí (IE Ivaí), representa um marco na expansão da infraestrutura energética nacional, com forte compromisso socioambiental. Localizada no estado do Paraná, desde sua fase de planejamento, o projeto foi conduzido sob rigorosos critérios de licenciamento ambiental, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pela legislação estadual e federal vigente.
Foram realizados Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) que orientaram a adoção de medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias, visando à compatibilização do empreendimento com os meios físico, biótico e socioeconômico.
Entre as principais ações socioambientais destacam-se:
- Reflorestamento de 180 hectares com o plantio de mais de 144 mil mudas nativas, promovendo a recuperação da biodiversidade local; •Estudo de alternativas de traçados e localização de subestações para evitar interferências em áreas de conservação e comunidades tradicionais; •Alteamento de torres e lançamento de cabos por drones, reduzindo a necessidade de supressão vegetal; •Melhorias em comunidades indígenas através da implementação do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI), como o fortalecimento do sistema de abastecimento de água e sanitários, elaboração de livro da história das terras indígenas, construção de casas de reza e artesanato nas aldeias, e apoio ao desenvolvimento da cultura para geração de renda junto as terras indígenas Ava Guarani do Okoy e Tekoha Guasu Guavirá; •Execução de Programas de monitoramento da fauna, realizados antes, durante e após a
implantação, garantindo a preservação da biodiversidade;
- Ações de educação ambiental e conscientização junto às comunidades locais, promovendo o engajamento social e a valorização dos recursos naturais.
Dando continuidade ao compromisso socioambiental da companhia, durante a fase de operação, a IE Ivaí mantém um sistema de gestão ambiental contínuo, com programas específicos para controle de ruídos, gerenciamento resíduos, processos erosivos, manejo de vegetação e comunicação social, atendendo a todos os quesitos impostos via condicionantes das Licenças Ambientais de Operação de cada empreendimento.
Essas iniciativas refletem o compromisso da IE Ivaí com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a preservação ambiental, consolidando o empreendimento como um exemplo de integração entre desenvolvimento energético e respeito ao meio ambiente.
Ademais, tem como objetivo informar a população sobre os impactos associados aos empreendimentos, garantir um diálogo transparente com as comunidades, a companhia executa periodicamente ações de comunicação social, onde os pilares da atividade incluem a comunicação sobre as permissões e restrições associadas as faixas de servidão, a segurança de pessoas e do meio ambiente, e os canais de comunicação com o empreendedor.
Quer conhecer mais sobre nossas ações de comunicação social? Acesso nossa página na internet, e nosso
material de comunicação social.
Fique ligado e conheça um pouco mais sobre o licenciamento de nossos empreendimentos:
- LT 230 kV Sarandi – Paranavaí Norte: LAO nº36938 de 27/05/2022
- LT 525 kV Sarandi – Londrina: LAO nº 36953 de 29/06/2022
- LT 525 kV Foz do Iguaçu - Guaíra: LAO nº 36975 de 12/08/2027
- LT 525 kV Guaíra – Sarandi: LAO nº 37003 de 05/10/2022
- SE Sarandi: LAO nº36805 de 04/10/2021
- Ampliação SE Foz do Iguaçu (Existente Furnas): LAO nº 23636 de 27/10/2026
- SE Guaira: LAO nº 36822 de 03/11/2021
- Ampliação SE Londrina (Existente Eletrosul): LAO nº 36844 de 01/12/2021
- SE Paranavaí Norte: LAO nº36845 de 01/12/2021
Entre em contato com a ISA ENERGIA ENERGIA