O programa Conexão Jaguar, coordenado pela ISA, é a nossa principal plataforma para potencializar a conservação da biodiversidade. Com o objetivo de contribuir para a proteção de onças-pintadas na América Latina, tem a ambição de proteger as florestas, por meio do fornecimento de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de projetos de conservação e restauração com parceiros locais.
Conexão Jaguar


Aqui no Brasil, o Conexão Jaguar atua na proteção do habitat da onça-pintada, do maior felino das Américas em diferentes biomas, garantindo que esta espécie desempenhe um seu papel ecológico fundamental para o equilíbrio ecossistêmico. Com a parceria do Instituto Homem Pantaneiro, o programa contribui para a proteção da biodiversidade do Pantanal, um dos biomas brasileiros mais ameaçados pelo desmatamento. Na Amazônia, contribuímos para a conservação da floresta e proteção de espécies ameaçadas à extinção com nossa parceira Perfin Climate.
A estratégia é acelerar o mapeamento de áreas relevantes para a conservação da biodiversidade. Para isso, o programa fomenta projetos que evitam desmatamento destas áreas e remuneram a manutenção dos estoques de carbono naturais mantido nessas regiões.
Visibilidade internacional reforça nosso compromisso
- COP 16 - Cali (Colômbia)
A participação ativa por meio de painéis e encontros estratégicos, destacou a importância do Programa Conexão Jaguar como solução baseada na natureza para a proteção da biodiversidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Nossas contribuições fomentaram o diálogo entre setores com objetivo de ampliar o impacto positivo da infraestrutura sustentável na América Latina. - COP 28 - Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Assinamos um protocolo de intenções com o governo estadual de São Paulo. O objetivo é identificar áreas estratégicas para desenvolver projetos com foco na conservação da biodiversidade e na formação de corredores ecológicos. O protocolo tem vigência de 12 meses. - Cúpula da Amazônia
O projeto foi destacado no evento internacional realizado em Belém (PA), em 2023, no painel sobre corredores ecológicos binacionais e o mercado voluntário de carbono.
Os números do Conexão Jaguar

- 5 projetos na Colômbia, 3 no Peru, 1 no Brasil
- Meta 2030: 20 projetos certificados

- Meta 2030: 400 mil hectares de corredores biológicos protegidos

- Meta 2030: 9 milhões de potencial de emissões evitadas (tCO2e)

Jaguar Parade
A Jaguar Parade é uma intervenção artística urbana, que reúne obras de artistas locais e nacionais em uma exposição a céu aberto em cidades do mundo todo. A iniciativa, que chama a atenção para o nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e a proteção das onças-pintadas, ameaçadas de extinção, é apoiada por nós desde 2021. A quarta edição de 2025 da Jaguar Parade será realizada em Belém do Pará (PA), durante o maior evento de Mudanças Climáticas do planeta, a COP30 - Confederação das Partes, 30a edição. No total, 20 esculturas serão expostas, sendo 10 assinadas por artistas amazônidas. Após o evento, as esculturas serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado à ONGs parceiras.
Acesse o siteEntre em contato

Ficou interessado em fazer parte do Conexão Jaguar?
Cadastre seus projetos florestais no site do programa.
Acesse o site