img_header_isaenergia

Notícias

26/08/25

ISA ENERGIA BRASIL reforça alerta sobre soltar pipas próximo à rede elétrica

Empinar pipas com rabiolas metálicas ou linha chilena pode causar acidentes graves, desligamentos de energia e danos à rede de transmissão

São Paulo, 26 de agosto de 2025 – Como parte da campanha de conscientização “Pequenas Atitudes. Grandes Consequências”, a ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, reforça o alerta sobre os riscos de pipas próximo à rede elétrica. O uso de rabiolas metálicas e linhas cortantes (como cerol e linha chilena) pode causar acidentes fatais, além de interferências graves no fornecimento de energia elétrica.

Segundo levantamento realizado pela companhia, o número de desligamentos em linhas de transmissão causados por pipas aumentou nos últimos anos: foram cinco registros em 2023, dezoito em 2024 e, até julho de 2025, quinze interrupções no fornecimento de energia elétrica neste ano. As ocorrências se concentram principalmente nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Francisco Morato e Mogi das Cruzes – regiões densamente povoadas e com histórico de práticas recorrentes com pipas próximas às faixas de transmissão. Além disso, desde 2024, a empresa registrou mais de 1.500 interferências por pipas na rede de transmissão, que poderiam evoluir para desligamentos. Os principais municípios com registros de interferências: São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco.

Ocorrência em Mogi das Cruzes serve de alerta

Em 2024, uma intervenção emergencial foi necessária na linha de transmissão de 440 kV Mogi Mirim 3 – Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes (SP), após um cabo para-raios ser danificado por linha chilena, material altamente cortante usado em pipas.

“Preservar a integridade da rede de transmissão é preservar a segurança de todos. Linhas cortantes colocam em risco a vida de quem solta pipas e de toda a população que depende dos serviços essenciais alimentados por energia elétrica”, afirma Elder Kobayashi, gerente de Operações da ISA ENERGIA BRASIL.

Campanha “Pequenas Atitudes. Grandes Consequências”

O conceito da campanha da ISA ENERGIA BRASIL enfatiza a relação direta entre causa e consequência, evidenciando como atitudes aparentemente inofensivas podem provocar interrupções no fornecimento de energia, comprometer serviços essenciais e gerar prejuízos, inclusive para quem comete a infração.

Em 2025, a companhia prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões em um conjunto de iniciativas que abrangem desde medidas operacionais preventivas – como a contínua inspeção e a manutenção das faixas de segurança de suas linhas de transmissão – até campanhas educativas voltadas à conscientização da população. Essas ações incluem diálogos com comunidades locais e atividades em escolas, com a finalidade de promover a cultura da prevenção desde a infância. Entre os temas abordados estão:

● Não soltar balões;

● Não acender fogueiras próximas da vegetação;

● Não jogar bitucas de cigarro próximas da vegetação;

● Não atear fogo para limpeza de terrenos, pastagem ou descarte de resíduos;

● Não empinar pipas em locais próximos da rede elétrica;

● Nunca utilizar linhas cortantes para soltar pipas e com rabiola metálica;

● Nunca tentar retirar pipas presas na rede de energia;

● Nunca jogar objetos na rede elétrica, sob risco de causar graves acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

Conheça o site oficial da campanha e saiba mais sobre as indicações de atitudes que são consideradas criminosas e denuncie: em casos de incêndios ou queimadas entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou, em São Paulo, sobre pipas pelo Disque Denúncia (199).

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.

Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br

Ver todas as notícias
Institucional

25/08/25

Inventário de emissões da ISA ENERGIA BRASIL é Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol pelo sexto ano consecutivo

O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da ISA ENERGIA BRASIL, líder no setor de transmissão de energia no Brasil, foi reconhecido, pelo sexto ano consecutivo, com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Essa conquista reafirma o compromisso da companhia com uma gestão responsável e transparente das suas emissões atmosféricas, alinhada à agenda nacional de enfrentamento às mudanças climáticas.

Saiba mais