img_header_isaenergia

Notícias

07/11/25

ISA ENERGIA BRASIL promove 1º Encontro de Diálogos Regulatórios

Evento reuniu representantes do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica e Operador Nacional do Sistema Elétrico para discutir o planejamento, a regulação e operação da transmissão nacional

São Paulo, 07 de novembro de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, realizou nesta semana o 1º Encontro de Diálogos Regulatórios, um espaço dedicado à troca de ideias e à construção de propostas técnicas voltadas ao desenvolvimento do setor elétrico brasileiro.

O evento reuniu representantes do Ministério de Minas e Energia, da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico para debater temas estratégicos como expansão da transmissão, planejamento operacional e desafios regulatórios, reforçando o compromisso da Companhia com a inovação e a transição energética segura e sustentável.

Durante a abertura, Claudio Domingorena, Diretor-executivo de Regulação, Estratégia e Inovação da ISA ENERGIA BRASIL, destacou que o ritmo das transformações tecnológicas exige novas formas de colaboração no setor elétrico. “O mundo mudou, e continua mudando cada vez mais rápido. A difusão da inteligência artificial está acelerando a curva da inovação e impactando diretamente nosso setor. Diante desse cenário, confiabilidade, qualidade e sustentabilidade permanecem essenciais, mas precisam ser pensadas à luz de um novo contexto.”

Domingorena enfatizou ainda a importância de criar espaços contínuos de escuta qualificada e cooperação técnico regulatória: “Este encontro não é apenas um evento. É um espaço de construção conjunta. Queremos contribuir com soluções que fortaleçam o sistema como um todo, orientadas pelo que é melhor para o país e para a sociedade.” Destacou também que a agenda de investimentos demanda visão estratégica integrada e capacidade de aprender em rede: “Nosso foco é construir conhecimento coletivo. Quando unimos perspectivas, ganhamos clareza sobre desafios, alternativas e caminhos de evolução.”

O encontro consolidou-se como um marco na promoção de um diálogo técnico regulatório estruturado, reforçando o compromisso da ISA ENERGIA BRASIL com uma transição energética segura, eficiente e sustentável.

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.

Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br

Ver todas as notícias
None

03/11/25

ISA ENERGIA BRASIL inicia operação do Projeto Riacho Grande em SP

A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, anuncia a entrada em operação comercial do Projeto Riacho Grande no Estado de São Paulo com uma antecipação de cinco meses em relação ao prazo regulatório definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O novo empreendimento, aumenta a confiabilidade, a segurança e a flexibilidade no fornecimento de energia para mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.

Saiba mais