Notícias
ISA ENERGIA BRASIL participa da COP30 destacando sua Estratégia 2040 e seu protagonismo na transição energética justa e resiliente
Companhia reforça seu compromisso de se tornar Net Zero até 2050, com ações em descarbonização do setor elétrico, adaptação e mitigação climática e conservação da biodiversidade
São Paulo, 11 de novembro de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, está na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que reúne líderes globais em Belém (PA) para debater a descarbonização da economia e o fortalecimento da resiliência climática. Na oportunidade, a Companhia contribuirá com o debate de transição energética limpa e justa, garantindo um sistema resiliente, confiável e seguro frente às mudanças do clima.
Como parte de sua Estratégia 2040 – Energia que Dá Vida à Transição, estão os investimentos em infraestrutura de transmissão, a expansão geográfica na América Latina e metas de sustentabilidade. A empresa pretende alcançar emissões líquidas zero (Net Zero) até 2050, com um plano de transição robusto, que prevê uma meta intermediária de redução de 60% das emissões até 2040.
A empresa participará ativamente de debates sobre adaptação e mitigação climática, destacando sua abordagem estruturada, estratégica e proativa, com compromisso com um futuro mais inclusivo, sustentável e resiliente.
Com liderança no debate setorial, a Companhia realizará com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Faculdade Getulio Vargas (FGV) um painel dedicado à discussão da resiliência da infraestrutura elétrica e a exposição de ativos aos riscos climáticos nos cenários 2030, 2040 e 2050, que subsidiam planos de adaptação específicos.
Paralelamente, a empresa lidera um estudo técnico para fortalecer o planejamento e a regulação do Sistema Interligado Nacional (SIN) frente às mudanças climáticas, incluindo uma metodologia de custo-benefício para investimentos em resiliência, que consideram atributos regulatórios, econômicos, sociais e ambientais.
“Estamos diante de um ponto decisivo para o setor elétrico. A COP30 é uma oportunidade para avançarmos em uma agenda conjunta de mitigação e adaptação, garantindo segurança energética e proteção ambiental. A transição energética só será justa se for inclusiva, confiável e resiliente, baseada em ciência e inovação. É isso que buscamos construir na COP30”, afirma Rui Chammas, diretor-presidente da ISA ENERGIA BRASIL.
Protagonismo e ações concretas
Entre as ações da Companhia na COP30, no dia 13/11, haverá o Jantar Conexões que Inspiram, realizado em parceria com a ONG Onçafari. O encontro reunirá representantes do governo, da sociedade civil e do setor para promover conexões em torno de um propósito comum: a transição energética justa aliada à conservação da biodiversidade. O evento apresentará a Estratégia ISA 2040 e iniciativas do Programa Conexão Jaguar, voltado à preservação da onça-pintada, além da atuação do Onçafari, que apresentará novas parcerias no território latino-americano.
No Brasil, o Programa Conexão Jaguar apoia dois projetos REDD+, um projeto certificado no Pantanal e outro projeto em processo de certificação na Amazônia, contribuindo para a proteção de mais de 175 mil hectares de florestas e para o fortalecimento das comunidades locais.
Outra ação de destaque é o Painel ISA ENERGIA BRASIL com EPE e FGV, que será realizado no dia 14/11, das 15h30 às 17h30, no Pavilhão ICC – na Blue Zone (Zona Azul). O evento reunirá especialistas e líderes do setor elétrico para discutir os desafios e as oportunidades da adaptação climática na infraestrutura de transmissão, com a participação de Rui Chammas (diretor-presidente ISA ENERGIA BRASIL), Joisa Dutra (diretora do Centro de Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas - FGV CERI) e Thiago Prado (presidente da Empresa de Pesquisa Energética - EPE).
Como patrocinadora master da Jaguar Parade 2025, a maior exposição de arte urbana dedicada à conservação da onça-pintada, a ISA ENERGIA BRASIL apoiará no dia 14/11 o Coquetel Oficial da Jaguar Parade, que celebrará a união entre arte e sustentabilidade para sensibilização da importância de proteger a espécie e seus habitats naturais. A mostra conta com cerca de 50 esculturas espalhadas por Belém (PA), assinadas por artistas brasileiros e internacionais.
“Estar na COP30 reforça nosso compromisso de liderar uma transição energética resiliente, inclusiva e justa. Transformamos a infraestrutura elétrica em uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento sustentável, gerando inovação e impactos positivos em toda a cadeia de valor”, afirma Mayara Ribeiro, coordenadora de Sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.
Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.
Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br