img_header_isaenergia

Notícias

14/11/25

ISA ENERGIA BRASIL firma parceria com FGV e EPE para projeto de resiliência climática em ativos de transmissão

Parceria busca fortalecer a resiliência climática da infraestrutura de transmissão elétrica, com foco em inovação e redução de riscos frente a eventos extremos

Belém, 14 de novembro de 2025 – Durante a COP30, a ISA ENERGIA BRASIL, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), fechou o acordo para o desenvolvimento do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) intitulado “Resiliência Climática para Ativos de Transmissão de Energia Elétrica”.

A iniciativa tem como objetivo avaliar as vulnerabilidades das linhas de transmissão frente a eventos climáticos extremos, propor soluções para aumentar a resiliência dos ativos com maior risco e contribuir para o aprimoramento das regras regulatórias, incentivando investimentos eficientes em adaptação climática.

A assinatura do documento ocorreu durante a COP30, evento que reúne líderes globais em Belém (PA) para debater os desafios da descarbonização da economia e da resiliência climática, no Pavilhão ICC – Zona Azul. Representaram as instituições: Rui Chammas, Diretor-presidente da ISA ENERGIA BRASIL; Joisa Dutra (Diretora do Centro de Regulação e Infraestrutura - CERI da Fundação Getulio Vargas e membro do World Economic Forum) e Thiago Prado (Presidente da EPE), reforçando o compromisso das entidades com a inovação e a sustentabilidade no setor elétrico.

Com essa iniciativa, a ISA ENERGIA BRASIL reafirma seu compromisso com a Estratégia 2040 – Energia que Dá Vida à Transição, plano de longo prazo que orienta a empresa na construção de uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa, conectando ciência, cooperação institucional e compromisso com o futuro.

"Firmar esta parceria com a EPE e a FGV é um passo estratégico rumo à resiliência climática do setor elétrico nacional. Estamos unindo ciência, planejamento, regulação e inovação para proteger os ativos de transmissão frente aos eventos extremos. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com uma transição energética segura, justa e sustentável, e demonstra mais uma vez o DNA inovador e pioneiro da ISA ENERGIA BRASIL, que há décadas antecipa tendências e propõe soluções estruturantes para o setor elétrico”, diz Rui Chammas, Diretor-presidente da ISA ENERGIA BRASIL.

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a Companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.

Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br

Ver todas as notícias
Sustentabilidade

13/11/25

ISA ENERGIA BRASIL firma compromisso com iniciativa global para aprimorar a contabilização de emissões indiretas da eletricidade

Durante a COP30, realizada em Belém (PA), a ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, formalizou sua adesão à iniciativa internacional liderada pela State Grid Corporation of China, voltada à pesquisa e aplicação de Fatores de Emissão de Carbono da Eletricidade com granularidade temporal e espacial.

Saiba mais