
Notícias
ISA ENERGIA BRASIL conquista a licença prévia para linha de transmissão do Projeto Fernão Dias
Com um total de 33 km de linha de transmissão e ampliação de uma subestação existente, o empreendimento é essencial para oferecer mais robustez ao sistema elétrico do Estado de São Paulo
São Paulo, 2 de julho de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, celebra a obtenção da licença prévia (LP) do Projeto Fernão Dias, referente ao seccionamento da Linha de Transmissão 440 kV Bom Jardim – Água Azul, que se conecta à Subestação Fernão Dias, em Atibaia (SP). Este marco reforça o compromisso contínuo da empresa com a transição energética do Brasil, contribuindo para a expansão da capacidade de escoamento de energia no Estado de São Paulo.
A linha de transmissão que possui 33 km de extensão vai passar por dois municípios nessa região, Atibaia e Mairiporã, localizados em São Paulo. Além de contribuir para a ampliação e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, que quando energizada possibilitará conexões estratégicas, a linha atenderá essa crescente demanda por energia estável, especialmente com a conexão de grandes consumidores no Estado contribuindo com a economia da região.
“O Projeto Fernão Dias contribuirá para a transição energética no Brasil. O empreendimento é essencial para o crescimento econômico no Estado de São Paulo, em especial para data centers que contarão com o fornecimento energético ainda mais seguro e eficiente para avançar em suas operações”, destaca Dayron Urrego, diretor de Projetos da ISA ENERGIA BRASIL.
O prazo ANEEL previsto para a energização deste Reforço é o segundo semestre de 2026, com investimento previsto superior a R$ 300 milhões.
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 Estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves.
Com mais de 1.600 colaboradores(as), a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.