img_header_isaenergia

Notícias

25/08/25

Inventário de emissões da ISA ENERGIA BRASIL é Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol pelo sexto ano consecutivo

O reconhecimento reforça o compromisso da companhia em promover uma gestão transparente e responsável de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE)

São Paulo, 25 de agosto de 2025 – O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da ISA ENERGIA BRASIL, líder no setor de transmissão de energia no Brasil, foi reconhecido, pelo sexto ano consecutivo, com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Essa conquista reafirma o compromisso da companhia com uma gestão responsável e transparente das suas emissões atmosféricas, alinhada à agenda nacional de enfrentamento às mudanças climáticas.

A certificação foi obtida no mais alto nível de qualificação do programa, com a publicação do inventário corporativo, auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), conforme o método GHG Protocol adaptado ao contexto brasileiro pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e World Business Council for Sustainable Development (WBSCD).

Desde 2017, a companhia publica o seu inventário de GEE como parte do compromisso com a transparência e a gestão climática. O inventário consolida os dados obtidos por meio da medição das emissões, permitindo avaliar os impactos das ações de mitigação e orientar a descarbonização das operações.

“A conquista contínua do Selo Ouro do PBGHG é um reconhecimento importante da cultura sólida de sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL, refletindo nossa excelência na gestão climática, a seriedade com que conduzimos nossos inventários e a transparência dos dados reportados. Ainda assim, seguimos com o compromisso de ampliar o mapeamento das emissões de escopo 3, aquelas provenientes de nossa cadeia de valor — um desafio essencial para fortalecer ainda mais nossa atuação sustentável”, comenta Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.

Sustentabilidade na prática

Nos últimos anos, a companhia avançou significativamente na redução de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Entre 2022 e 2024, reduziu em cerca de 20% as emissões de SF₆ — gás isolante utilizado em equipamentos de alta tensão e responsável por cerca de 80% das emissões do Escopo 1 da empresa — e manteve o índice de perdas em 0,28% do parque instalado, significativamente abaixo do limite internacional de 0,5% estabelecido pela International Electrotechnical Commission (IEC). Também evoluiu na redução do consumo de combustíveis fósseis e no fortalecimento da resiliência do sistema frente a eventos climáticos extremos.

Desde 2019, a companhia mantém a certificação de carbono neutro, resultado da compensação das emissões remanescentes por meio da compra de créditos de carbono. Essa compensação cobre integralmente os Escopos 1 e 2 (excluindo perdas técnicas de transmissão) e parcialmente o Escopo 3. Em 2023, esse compromisso foi reconhecido pelo Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (Icontec), que certificou a empresa.

Com foco na transparência de sua gestão climática, a ISA ENERGIA BRASIL publicou, em 2025, o relatório de Jornada Climática que apresenta de forma didática os avanços, desafios, compromissos e ambições da companhia, além de destacar práticas de gestão de emissões de GEE, apoio à transição energética e o gerenciamento de riscos e oportunidades futuros relacionados às mudanças climáticas.

O Programa Conexão Jaguar, principal iniciativa voluntária de sustentabilidade da empresa, continua em expansão. Em 2024, a companhia apoiou um novo projeto de conservação de mais de 40 mil hectares na Amazônia, às margens do Rio Muru, no Estado do Acre, por meio de aporte financeiro e técnico, em colaboração com a Perfin Climate. A iniciativa visa à proteção de espécies ameaçadas, como a onça-pintada por meio da implementação de projetos que promovem a conservação e geram créditos de carbono. Na América Latina, o programa contribui com a preservação de mais de 868 mil hectares de florestas e vegetação nativa, formando importantes corredores biológicos na Colômbia (cinco iniciativas), no Brasil (duas iniciativas) e no Peru (três iniciativas).

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176

Sara Saar – (11) 97566-2433

isaenergiabrasil@rpmacomunicacao.com.br

Ver todas as notícias
Inovação

20/08/25

ISA ENERGIA BRASIL é uma das empresas mais inovadoras do País

Pelo segundo ano consecutivo, a ISA ENERGIA BRASIL é reconhecida no Prêmio Valor Inovação Brasil, consolidando sua posição como uma das empresas mais inovadoras do País. Em 2025, a companhia avançou significativamente no ranking geral, refletindo o fortalecimento de sua estratégia de inovação e o impacto das soluções pioneiras implantadas recentemente no setor elétrico.

Saiba mais